Em um cenário cheio de incertezas para os negócios, 2021 ganha status de ano de “ponte” e apresenta algumas tendências de mercado interessantes.

Vacinação à vista, fim do isolamento social e retomada da economia fazem parte de um panorama otimista e muito esperado por todos em 2021, mas que deverá ocorrer somente em meados de 2022.

Ou seja, os reflexos da pandemia ainda estarão presentes por um bom tempo.

Empresas que desejam sobreviver a este período de crise, precisam entender como isso poderá influenciar o comportamento de consumo e consequentemente a cadeia produtiva.

Reestruturar, organizar, inovar e diferenciar fazem parte de um processo de transformação recorrente na maioria das empresas brasileiras há um bom tempo, mas agora, dentro na nova economia, são definitivamente necessários.

Estar atento às tendências é um ponto importante dentro deste processo e pode ser a diferença entre o sucesso e a falha
das tomadas de decisão.

Confira algumas tendências de mercado deste ano:

1 – CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO ONLINE

Pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen mostrou que as vendas no comércio eletrônico devem crescer 26% e alcançar R$110 bilhões no ano de 2021 e que 95% das pessoas pretendem continuar fazendo compras online em 2021.

2 – SERVIÇOS DE ASSINATURA

Já consolidado em países como Estados Unidos, os serviços por assinatura cresceram bastante aqui no Brasil em 2020 e devem continuar crescendo em 2021.

Na pandemia, por exemplo, surgiram mais de 800 novos sites de assinaturas, entre eles podemos destacar, caixas personalizadas com produtos exclusivos como cosméticos, sex shop, livros, bebidas finas, cervejas, produtos artesanais e produtos geek. Cupons de desconto ou benefícios em vários segmentos. Plano mensal de infoprodutos para terem acesso a conteúdos exclusivos em formato de e-books, livros, revistas e conteúdos online fechados.

3 – EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

O crescimento online também eleva o nível de concorrência no meio digital. Por isso, as marcas precisam identificar formas de encantar e fidelizar seus clientes.

Neste contexto, a customização de experiências, o valor agregado a produtos e serviços, comodidade do início ao fim da compra, uma boa infraestrutura virtual (sites e apps) e realidade aumentada serão fundamentais.

4 – MARKETING INTERATIVO

Sites, apps e redes sociais com elementos interativos enriquecem a navegação de seus potenciais consumidores e geram engajamento, tornando marcas conhecidas e aumentando as vendas. Avaliações, questionários, jogos, enquetes, vídeos
interativos, pesquisas e concursos são algumas apostas de pequenas e grandes marcas.

O que achou dessas tendências? Já está por dentro de alguma delas? Caso não, vale a pena pesquisar um pouco mais sobre e enxergar como o seu negócio/empresa pode crescer se beneficiando de uma ou todas elas.

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