Antes de falar sobre embalagem para peças automotivas, conheça mais sobre o mercado.

Frota brasileira de automóveis

Um carro a cada quatro habitantes e o número não para de crescer.

Já são mais de 45 milhões de veículos do tipo no Brasil.

A frota brasileira concentra-se em cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, juntos representam 65% de todos os veículos do país.

Considerando a idade dos carros, 14% dos automóveis em circulação têm até 3 anos, 47% têm entre 4 e 10 anos, enquanto 32% têm de 11 a 20 anos e 6% têm mais de 20 anos.

Mercado de veículos usados em alta

Consumidores vêm buscando mais os usados e seminovos. Segundo um balanço divulgado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), as vendas desse setor cresceram 4,1% em março de 2021.

Isso é explicado através do comportamento das pessoas frente ao isolamento social por conta das medidas restritivas para contenção da covid-19.

Apesar do impacto causado no setor automotivo, neste período, ao menos dez das maiores montadoras paralisaram sua produção, isso acabou abrindo espaço para o mercado de seminovos e usados.

Mercado de autopeças

O segmento de reposição automotiva brasileiro movimenta R $100 bilhões e deve crescer entre 6% e 7% até 2023, segundo um estudo realizado pela consultoria McKinsey.

Os automóveis de passeio devem ser responsáveis por 62% dos negócios do setor, enquanto os veículos pesados responderão por 28% e as motocicletas pelos 10% restantes.

Cadeia automotiva no Brasil

O setor de autopeças representa uma cadeia produtiva fundamental para todo o completo automotivo, sendo esta uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico de todo o setor, confira:

– Montadoras: criam e montam automóveis cada vez mais tecnológicos. As montadoras compram peças da indústria de autopeças.

– Concessionárias: comercializam veículos construídos nas montadoras e as peças que fazem parte de cada um deles.

– Indústria de Autopeças: fabrica todas as peças utilizadas na construção de um veículo. A indústria de autopeças vende produtos tanto para as montadoras quanto para os distribuidores independentes. O setor tem investido em pesquisas para oferecer ao mercado automotivo tecnologia cada vez mais sofisticada, seja para a reparação ou para a manutenção
preventiva dos seus produtos.

– Distribuidores: são os responsáveis por levar os produtos da indústria de autopeças até os varejistas. Grandes distribuidores têm investido na especialização de atendimento, em amplo portfólio e em logística moderna, para poder abastecer com a máxima rapidez e qualidade o mercado varejista de autopeças.

– Lojas de Autopeças: podem ser lojas online, lojas balcão, call center ou shopping. São agentes de relacionamento direto com as oficinas mecânicas e com o consumidor final. Esse setor da cadeia tem passado por uma clara e progressiva evolução.

– Oficinas Mecânicas: são as consumidoras das lojas de autopeças. A  evolução tecnológica dos veículos vem exigindo das oficinas mecânicas um grau de especialização e profissionalismo cada vez maior. Além disso, as oficinas mecânicas têm um relacionamento direto com os proprietários de automóveis. Por isso, precisam passar por constante evolução para poder
acompanhar e atender às expectativas de um perfil de cliente cada vez mais exigente e bem informado.

Embalagem para peças automotivas

O serviço de embalagem tem grande importância também no setor automotivo. O bom desenvolvimento dessas soluções é essencial para obter diferenças significativas durante as vendas, e faz com que o seu produto brilhe aos olhos de todos os clientes do ramo automobilístico. Por essa razão é tão fundamental buscar uma empresa competente e eficiente como parceiro gráfico.

Confira 5 vantagens das embalagens de papel cartão para peças automotivas
1 – proteção
2 – segurança
3 – durabilidade
4 – sustentabilidade
5 – branding

Emibra produz embalagem para peças automotivas

Através de soluções on demand, a Emibra produz quase 1 bilhão de embalagens por ano, atendendo principalmente o segmento automotivo fazendo da Emibra a parceira ideal das grandes marcas.

Fale com um especialista em embalagens da Emibra.

Siga e Emibra nas redes sociais: FACEBOOK | INSTAGRAM | LINKEDIN

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.