Você sabia que a indústria de papel é uma das mais sustentáveis do mundo?

Segundo a ANAP (Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista) a reciclagem de todos os tipos de papel no Brasil foi de 67% em 2019.

No cenário atual em que marcas e consumidores buscam ser mais conscientes, a embalagem de papel é uma das soluções mais sustentáveis e vantajosas disponíveis no mercado.

O que são embalagens sustentáveis?

Para uma embalagem ser considerada sustentável, ela deve preencher três requisitos:

– Ser feita de um material orgânico e/ou reciclável e/ou biodegradável;
– Ter sido produzida com uso reduzido de energia e recursos naturais;
– Causar mínimo impacto ambiental após o descarte.

Atualmente, existem inúmeros tipos de embalagens sustentáveis disponíveis no mercado, entre elas a embalagem de papel cartão.

Reciclagem do papel

O papel pode ser reciclado até quatro vezes. Depois disso, novas fibras precisam ser adicionadas ao processo.

Para manter a lógica sustentável, a indústria de papel utiliza as chamadas florestas renováveis.

No Brasil, existem cerca de 7,8 milhões de hectares de florestas cultivadas e manejadas de forma sustentável. Além disso, as indústrias conservam outros 5,6 milhões de hectares de matas nativas.

Todos os dias, são plantados em média, o equivalente a 500 campos de futebol de florestas para produção de papel e outros produtos.

Vantagens da embalagem de papel

A embalagem de papel é versátil, eficaz, fácil de armazenar e transportar, além de ser super segura e higiênica.

Nas operações logísticas, por exemplo, um caminhão carregado com produtos armazenados em caixas de papel, cerca de 95% são produto e apenas 5% embalagem.

O design também é uma de suas maiores vantagens. As embalagens de papel podem ser projetadas em praticamente qualquer formato. Além disso, informações essenciais e imagens de alta qualidade são impressas diretamente na embalagem e podem receber um grande gama de acabamentos especiais.

Embalando com sustentabilidade

Através de 3 pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, a Emibra preocupa-se com o capital humano, com o negócio economicamente sustentável e o desenvolvimento ambientalmente correto.

Com o lema de PENSAR GLOBAL E AGIR LOCAL, a Emibra incentiva as pessoas a tomarem pequenas atitudes no dia a dia de forma a diminuir os impactos gerados, tais como:

1 – Utilização de matéria prima sustentável na produção de embalagens (papel cartão);
2 – Redução de 60% dos resíduos sólidos e líquidos através de reciclagem, reutilização interna e externa;
3 – Criação do comitê Emibra do Bem que agrupa todas as ações sociais e projetos socioambientais realizados pela empresa;
4 – Adesão ao GHG Protocol;
5 – Adesão aos adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) – comprometimento em atingir todos os objetivos até 2030.

Fale com um especialista em embalagens da Emibra.

Siga e Emibra nas redes sociais: FACEBOOK | INSTAGRAM | LINKEDIN

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.