Novas soluções em embalagens para a indústria 4.0

Novas soluções em embalagens para a indústria 4.0

Inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Seja bem-vindo à indústria 4.0!

Em resumo, a indústria 4.0 é a realidade na qual a tecnologia industrial está cada vez mais eficiente, mais inteligente, mais rápida e mais precisa. Essa revolução, como é popularmente conhecida, vem transformando os parques fabris,
e até originando novos modelos de negócio com maior produtividade, redução de custos, maior controle sobre o processo produtivo e customização da produção.

Como está a indústria 4.0 no Brasil?

O setor ainda engatinha quando comparado a países desenvolvidos, as empresas nacionais estão no início de sua jornada rumo à transformação digital.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil possui aproximadamente 700 mil indústrias. No entanto, apenas 1,6% desse total já aderiu à Indústria 4.0.

Um estudo realizado recentemente pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revelou também que apenas 5% das empresas brasileiras se consideram “muito preparadas” para lidar com os desafios da Indústria 4.0 no Brasil.

Há pelo menos cinco desafios a serem superados pela indústria nacional:

1 – Segurança
2 – Falta de habilidade
3 – Tecnologias legadas
4 – Inteligência Artificial (IA)
5 – Conectividade.

Apesar disso, o Brasil tem potencial para ser bem-sucedido na implementação da Indústria 4.0. Clique aqui e veja o porquê.

O consumidor 4.0

A era da transformação digital trouxe mudanças muito profundas na sociedade atual e, naturalmente, impactou o consumo.

O consumidor 4.0 deseja:

→ Eficiência
→ Serviços personalizados
→ Qualidade
→ Sentir-se especial
→ Ter serviços que se adequem às suas necessidades.

Tecnologia x embalagem x futuro

Assim como acontece na indústria global, a tecnologia também é uma tendência para o mundo das embalagens.

Segundo a Mintel, embalagens que resolvam as necessidades de seus consumidores são a grande tendência do futuro e as marcas com tecnologia para criar esse tipo de embalagem serão destaque.

Aqui, a palavra-chave é “entender as necessidades e surpreender”.

O crescimento da demanda do varejo online, as marcas encontram na embalagem um espaço para surpreender, ou melhor, utilizar seu “fator uau!”.

Além de aprimorar a experiência do consumidor ao desembalar um produto, importa o seu design e como ele tem relação com a sustentabilidade.

E na sua empresa, como estão as iniciativas relacionadas à inovação das embalagens de seus produtos?

Clique aqui e conheça as soluções on demand da Emibra.

Para a Emibra, cada cliente, um projeto, cada projeto, uma necessidade.

Fale com um de nossos consultores. 

Embalagens, novos materiais e novas tecnologias

Embalagens, novos materiais e novas tecnologias

Proteger, transportar e comunicar são funções básicas das embalagens de produtos e a combinação estratégica desse trio pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso de vendas de determinada marca ou produto.

Hoje em dia, existe uma gama vasta de formatos e materiais sendo utilizados por pequenas, médias e grandes marcas no desenvolvimento de suas embalagens, mas ainda há muito para se explorar.

Tecnologia e design acompanham as maiores inovações do segmento de embalagens, trazendo soluções diversas desde a composição de novos materiais, mais ecológicos, mais duráveis, até a criação de formatos multifuncionais, para ocupar menos espaço, ser reutilizado com outro propósito, dentre outros.

Confira alguns exemplos de novos materiais e novas tecnologias:

1 – Startup brasileira cria tecnologia de “cheiro digital”

Com o objetivo de contribuir com esse crescimento e de colher os seus frutos, a startup brasileira de scent tech Noar – uma spin-off da Ananse – lança no mercado o “cheiro digital”, uma inovação tecnológica que permite experimentar fragrâncias e aromas de uma forma única, intuitiva e sustentável. Essa nova tecnologia de delivery de fragrâncias faz com que consumidores possam apreciar os perfumes a partir de aparelhos como celulares e tablets, eliminando a necessidade de testadores e outras formas de amostragem no ponto de venda. Trata-se de uma alternativa que possibilita a quem compra, através da venda direta ou e-commerce, conhecer e
escolher os seus produtos.

2 – Etiqueta de RFID substitui data de validade impressa em embalagens

A tecnologia permite que os consumidores saibam qual a validade dos alimentos na embalagem, mesmo antes de comprá-lo, e foi desenvolvida para substituir os códigos de “data de validade” impressos nas embalagens, que atualmente
contribuem para uma enorme quantidade de alimentos desperdiçados a cada ano, pois utilizam como base cálculos conservadores.

3 – Eletrônicos impressos em papel prontos para o mercado

Marina de Medeiros e colegas da Universidade Purdue, nos EUA, desenvolveram um método de impressão que permite transformar papel comum em teclados e interfaces simples para controlar aparelhos, como um tocador de música.

Clique aqui para ler mais sobre os impressos em papel prontos para o mercado.

Você sabia que a Emibra possui um departamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação?

Esse setor é responsável por criar possibilidades de aproveitamento, inovação, economia, design e funcionalidades nas embalagens dos clientes, aumentando a parceria com cada um para alcançar novos patamares.

– Análise de Custo x Benefício de Matéria Prima
– Análise de Produtividade x Performance
– Dimensionamento de Matéria Prima
– Integração com Inovação

A Emibra se orgulha em estar altamente capacitada e atuante no mercado de embalagens em papel-cartão desde o meio da década de 70, sempre atendendo pedidos que vão de embalagens simples até inovações – afinal, estamos aqui para
surpreender com qualidade e customização.

Clique aqui para falar com um de nossos consultores.

Novo APP Emibra

Novo APP Emibra

Prontos para mais uma novidade?

Apresentamos o novo APP de realidade aumentada da Emibra.

Com o aplicativo Emibra RA você poderá escanear uma edição limitada do caderno da Emibra distribuído para colaboradores, clientes e prospects pela nossa equipe de marketing.

Basta apontar a câmera do seu smartphone para o nosso caderno e pronto!


Você será direcionado para uma tela de conteúdos audiovisuais com as principais inovações da Emibra.

Além disso, pelo app, você também poderá se conectar rapidamente ao nosso site e redes sociais.

OS PILARES DO LEAN FORCE, PROGRAMA DE EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL DA EMIBRA

OS PILARES DO LEAN FORCE, PROGRAMA DE EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL DA EMIBRA

O programa de excelência organizacional da
Emibra, denominado Lean Force, tem como
objetivo revisitar e redesenhar os processos
internos, utilizando o pensamento LEAN e
garantindo a melhoria contínua, gradual e
sustentável dos resultados.

Embasado na eliminação de desperdícios e no aumento da produtividade e competitividade, o programa é implementado de forma sistêmica,
conta com o apoio intensivo da presidência e engloba todas as áreas da organização.

Na prática, os colaboradores são divididos em times – denominados células de melhoria – e durante a jornada são treinados para aprimorar os processos através da utilização de ferramentas mais adequadas. Essa modalidade de trabalho desenvolve equipes de alta performance e garante a perenidade dos resultados.

Com 4 níveis (steps) de progressão, a cada etapa de maturidade alcançada pelos times é realizada uma entrega simbólica de título, motivando as equipes a buscarem resultados cada vez melhores.

Além de um diferencial competitivo para
organização, buscar a excelência organizacional é estar em uma corrida contínua rumo a um alvo em constante movimento. A jornada foi iniciada pela estruturação das bases de melhorias, os
chamados 8 pilares fundamentais – gestão à vista, de processos, clientes, melhoria, conhecimento, qualidade, resultados e de estratégia – para depois alcançar respostas consistentes e duradouras.

Na fase inicial, a Emibra já constatou alguns
ganhos, como: elevação do nível de conhecimento dos trabalhadores, maior grau de envolvimento das pessoas em prol de um objetivo superior e evolução de cerca de 18% no OEE global.

Após o início da jornada e com muita dedicação e trabalho em equipe, nada mais será como antes, nem a empresa e nem os colaboradores!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.