Saiba mais sobre embalagens do futuro

Saiba mais sobre embalagens do futuro

As embalagens do futuro fazem muito mais do que armazenar produtos para a venda.

Elas devem ser sustentáveis, práticas, funcionais, bonitas e até proporcionar experiências.

Produto x embalagem

Todo produto produzido e comercializado no Brasil e no mundo tem uma embalagem.

Por exemplo, um sabonete é embalado individualmente. Assim como, três barras de cereal podem ser acondicionadas em uma embalagem para formar um kit.

Ou seja, a indústria de produtos, seja ela qual for, insere a embalagem à sua cadeia de produção. E isso vem sendo feito desde a revolução industrial.

Mas o papel da embalagem evoluiu ao longo do tempo e hoje, discute-se sobre o futuro da embalagem.

Materiais e tipos de embalagens

O tipo de embalagem depende muito do produto que ela deverá acondicionar.

Desta forma existem empresas especializadas que compõem a indústria de embalagens.

Geralmente elas são divididas por classes de material e até por tipo.

Como resultado, o setor de embalagens movimentou mais de 80 bilhões de reais em 2019.

Os principais materiais utilizados na produção de embalagens são:
– Madeira
– Alumínio
– Plástico
– Isopor
– Tetra pak
– Papelão
– Papel – Vidro

Veja os formatos de embalagens mais utilizados pelo mercado:

– Caixas K
– Cartuchos
– Sleeves
– Shapes
– Tripas
– Pouches
– Blisters

 

Embalagens do futuro e sustentabilidade

É impossível dissociar embalagem e meio ambiente. Ao passo que as embalagens verdes, já fazem parte do nosso presente.

Hoje, existem embalagens sustentáveis, biodegradáveis e até comestíveis.

Para isso acontecer, muita tecnologia é aplicada no desenvolvimento dos componentes e nas próprias embalagens.

Como por exemplo, transformar materiais abundantes na natureza em embalagens. Para que quando descartadas, sejam absorvidas pelo ambiente. Fabricar tintas de baixíssimo ou nulo impacto ambiental.

Ou até mesmo priorizar substratos impressos que são mais biodegradáveis ou mais facilmente recicláveis, como o papel.

Características das embalagens do futuro

Existe uma premissa de que no futuro, o consumidor irá ditar mais regras na produção de embalagens.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que as embalagens serão produzidas com base em algumas características como: sustentabilidade, design, proteção, conservação, informar e principalmente, adequar-se às necessidades do consumidor.

Um exemplo disso são as embalagens “on the go”.

Ou seja, pacotes em que a pessoa pode colocar na bolsa ou na mochila para consumir em qualquer lugar.

Assim como, a inserção de QR Code, para você saber exatamente tudo sobre aquela embalagem. Fazendo um rastreio completo – você consegue saber até de que fazenda saiu a carne que você vai consumir.

Além dessas características básicas, existem os elementos “fora da caixa” como:

– Ajudar a conservar e saborizar alimentos;
– Contribuir para o preparo dos alimentos de uma forma mais prática;
– Proporcionar uma experiência sensorial ao consumidor fazendo com que ele tenha uma prévia do que vai comprar, como a textura do produto.

Conceber uma embalagem com algumas ou todas essas características não é uma missão fácil.

Por isso os times de Pesquisa & Desenvolvimento são tão importantes.

Pesquisa e Desenvolvimento na Emibra

Entender a importância que cada embalagem tem para seus produtos é o que faz o trabalho da Emibra ser extremamente eficiente.

Por isso, a área de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos de Embalagem da Emibra tem como objetivo enxergar novos horizontes.

Com profissionais competentes, esse setor é responsável por criar possibilidades de aproveitamento, i n o v a ç ã o , e c o n o m i a , d e s i g n e funcionalidades nas embalagens dos clientes. Aumentando a parceria com cada um para alcançar novos patamares.

Veja os pilares desse trabalho:

– Análise de Custo x Benefício de Matéria Prima
– Análise de Produtividade x Performance
– Dimensionamento de Matéria Prima
– Integração com Inovação

Fale com um especialista em embalagens da Emibra.

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O papel da embalagem na decisão de compra

O papel da embalagem na decisão de compra

Qual a importância  da embalagem na decisão de compra?  A  embalagem é tão importante quanto o próprio produto.

Um consumidor leva cerca de 7 segundos para formar as primeiras impressões de um produto e  tomar decisões com base em poucas informações.  Essas  informações estão contidas nas embalagens.

Árvore de decisão

Na hora de comprar um produto, o consumidor cria uma árvore de decisão a partir de suas necessidades e desejos.

Esta árvore de decisão contempla alguns atributos que inconscientemente o levarão a escolher uma determinada marca.

Assim como o preço, características do produto, apelo emocional, indicações e propagandas, as embalagens fazem parte desse pacote de atributos.

E em um mercado competitivo como o de hoje, cada detalhe conta.

Enfim, cor, tamanho, forma, rótulo e tudo mais relacionado ao aspecto visual podem atrair os olhos do consumidor para o seu produto.

Embalagem na decisão de compra

As embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou menor frequência, em 99% dos casos. Segundo uma  pesquisa realizada pela  Two Sides Brasil.

As características das embalagens que mais influenciam as compras são:

– Capacidade de proteger o produto  = 64%
– Informações contidas na embalagem = 52%
– Facilidade de abertura ou fechamento = 47%

O tamanho das embalagens – mais especificamente, aquelas de menor dimensão -, assim como sua aparência e a matéria-prima utilizada em sua confecção também são fatores levados em consideração pelos consumidores no momento da compra.

Ponto de Venda

Transmitir os diferenciais do produto, criar conexões com os consumidores. Esse é o papel da embalagem no ponto de venda.

Existem algumas técnicas que podem ser aplicadas ao desenvolvimento da embalagem de um produto:

– cores atrativas
– formatos diferenciados
– mostrar bem o produto
– informar seus principais atributos, como: segurança, praticidade, utilização
– uso de mascotes e ilustrações licenciados
– utilização de tecnologia  e materiais inovadores

Por último e não menos importante, ser uma embalagem sustentável.

Embalagens de papel cartão

 

Falando em embalagens sustentáveis, destacam-se as embalagens produzidas em papel cartão um dos poucos produtos verdadeiramente sustentáveis tendo sua principal matéria-prima biodegradável. 

As embalagens de papel cartão proporcionam redução de custos, maior eficiência e outras vantagens em toda a cadeia de suprimentos, mesmo antes de chegar às mãos dos consumidores.

O papel cartão atende aos objetivos de marketing, é leve, mais forte e projetado para tolerar qualquer tipo de impressão. Somado a isso, ao chegar nos PDVs, a embalagem personalizada maximiza o espaço nas prateleiras, sendo fácil de estocar.

Escolhendo o parceiro gráfico ideal


Veja algumas dicas que podem ajudar na escolha do seu parceiro gráfico:

1 – Avalie seu portfólio e qualidade de impressão

2 – Estude possibilidades de acabamento disponíveis

3 – Procure por suporte técnico diferenciado

4 – Pesquise o nível de satisfação de outros clientes

5 – Saiba mais sobre tecnologia utilizada

Fale com um especialista em embalagens da Emibra.

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Display para suco em pó de papel cartão

Display para suco em pó de papel cartão

Antes de falar sobre display para suco em pó, saiba mais sobre este produto.

Seja para refrescar ou acompanhar refeições, o suco de frutas está presente no dia a dia de milhares de brasileiros.  E segundo a SNA – Sociedade Nacional de Agricultura, o mercado de sucos cresce em média 2,5% ao ano no Brasil. Não é por menos que existem dezenas de variações, sabores e marcas nas prateleiras de mercados super acessíveis.

Origem do suco em pó

O suco instantâneo em pó para ser misturado na água foi inventado em 1957 e lançado nos EUA em 1959 no sabor laranja.

Atualmente o  suco em pó é desenvolvido a partir da polpa da fruta, açúcar e outros componentes que em contato com o ar e a temperatura alta secam e o pó é retirado, necessitando da água novamente para se transformar em líquido.

Comportamento do consumidor

Dentro da árvore de decisão do consumidor, sua ordem de escolha baseia-se em:

1º – preço
2º – rendimento
3º – marca
4º- sabor

De acordo com especialistas, o ponto de venda deve ser organizado por blocos de marcas em cores. Desta forma, o consumidor conseguirá localizar o produto desejado com mais facilidade.

Como diferenciar sua marca das demais no ponto de venda

As gôndolas de suco em pó transformam-se em um grande aglomerado de marcas, divididos em grandes blocos de cores. 

Então, como diferenciar seu produto e marca?

A embalagem é o primeiro ponto de contato com o consumidor. Portanto deve ser muito bem explorada.

Embalagem display para suco em pó

A embalagem estruturada em displays é feita em papel cartão e tem a finalidade de expor o produto acondicionado em outra embalagem, chamando a atenção do consumidor e organizando as mercadorias. 

Veja algumas dicas para escolher uma gráfica parceira:

1 – Avalie seu portfólio e qualidade de impressão

2 – Estude possibilidades de acabamento disponíveis

3 – Procure por suporte técnico diferenciado

4 – Pesquise o nível de satisfação de outros clientes

5 – Saiba mais sobre  tecnologia utilizada

Emibra produz embalagem display para suco em pó


A Emibra atende grandes players de mercado com display para sucos.

Como especialistas em embalagem, a Emibra acompanha os clientes em seus testes internos, e dá suporte técnico para garantir que a embalagem cumpra seu objetivo de empilhamento e transporte, além de melhorar a visualização do produto do cliente no PDV .

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Embalagem para medicamento veterinário

Embalagem para medicamento veterinário

A embalagem para medicamento veterinário é uma das soluções da Emibra.  Entenda um pouco mais sobre o mercado e como as embalagens são importantes para o segmento.

O Brasil ocupa a  terceira posição no ranking de países com maior população total de animais de estimação.

Segundo a ABINPET  – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação  – são 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais. O total é de 139,3 milhões de pets.

Eles podem até ser pequenos, mas os números são expressivos quando comparados à população humana, o número de habitantes do Brasil é de aproximadamente 214 milhões de pessoas.

Mercado de produtos pet

De acordo com levantamento da Euromonitor International, o país se tornou o segundo maior mercado de produtos pet, com 6,4% de participação global, perdendo apenas para os Estados Unidos.

O faturamento total do segmento, que inclui indústria e varejo, foi de R$ 35,4 bilhões até o terceiro trimestre de 2019. Um crescimento de 3% sobre o ano anterior inteiro, que registrou
R$ 34,4 bilhões, segundo o Instituto Pet Brasil.

Saúde animal

Os animais de estimação são considerados “membros da família” por grande parte de seus tutores, logo a preocupação com a saúde dos bichinhos é coisa séria e tão importante quanto a de qualquer outra pessoa dentro de casa. Também existe uma grande preocupação com o envelhecimento do pet e o cuidado com a saúde preventiva deles.

Quando o assunto é medicamento para pet destacam-se os produtos contra carrapatos e pulgas, conhecidos como parasiticidas, além de antibióticos, anti-inflamatórios, produtos dermatológicos, de higiene e embelezamento, como xampus, lenços umedecidos, clareadores de manchas, entre outros.

O segmento PET veterinário (medicamentos veterinários) corresponde a 7,8% do faturamento total do mercado brasileiro.

Vale lembrar que, além de patologias exclusivas de cada classe, muitas vezes, os animais de estimação podem sofrer das mesmas condições médicas que os seres humanos, como:

> câncer
> diabetes
> epilepsia
> cataratas e glaucoma
>estresse
> depressão

Tendências da medicina animal

O que é e como funciona o curso de Medicina Veterinária? - Universidade Vetus

Existe espaço para serviços e produtos diferenciados, como os planos de saúde para pets, tratamentos com especialistas (oncologistas, dentistas, psicólogos, nutricionistas, dermatologistas e oftalmologistas) .

Além de tratamentos como homeopatia, acupuntura, reiki, constelação familiar, fotodinâmica, ondas de choque, ozonioterapia (mistura de gases de oxigênio e ozônio), floral, hidroterapia, entre outras possibilidades.

Acredita-se que o mercado de medicina animal movimenta cerca de US$ 2,5 bilhões por ano atualmente nos EUA. Por isso, grandes indústrias farmacêuticas investem em pesquisa para o lançamento de novos medicamentos.

Veja alguns exemplos:

– medicamento terapêutico para controlar a perda de peso em gatos da Kindred Biosciences

– medicamento para o tratamento de dermatite atópica canina da Kindred Biosciences

– medicamento aplicado por via intravenosa para controlar pirexia, a febre em cavalos da Kindred Biosciences

Embalagem para medicamento veterinário

Papel cartão, a embalagem do futuro. - EMIBRA

Uma boa embalagem desempenha função vital para o segmento veterinário, pois suas características garantem que o consumidor esteja adquirindo um produto seguro, além de ser educado e informado antes da compra.

Veja algumas dicas que podem ajudar na escolha do seu parceiro gráfico:

1 – Avalie seu portfólio e qualidade de impressão

2 – Estude possibilidades de acabamento disponíveis
3 – Procure por suporte técnico diferenciado

4 – Pesquise o nível de satisfação de outros clientes

5 – Saiba mais sobre  tecnologia utilizada

Emibra produz embalagem para medicamento veterinário

Normalmente o segmento veterinário se diferencia através de acabamentos que enobrecem as embalagens.

A Emibra possui acabamentos como verniz UV, verniz glitter, laminação brilho e/ou fosca, hot stamping, aplicação de visor entre outros. Tudo para diferenciar seu produto no ponto de venda.

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Display para chocolate, o papel da embalagem

Display para chocolate, o papel da embalagem

Antes de falar  sobre display para chocolate, conheça um pouco mais sobre esse saboroso alimento.

Conhecido e apreciado no mundo todo, o chocolate também é muito consumido em terras brasileiras.

Ao leite, meio amargo, branco ou crocante, o Brasil segue entre os seis países que mais vendem chocolate no varejo, ficando atrás apenas de EUA, Rússia, Alemanha e Reino Unido.

Segundo a Euromonitor, o consumo médio é de 2,6 quilos por pessoa/ano e o faturamento chega a aproximadamente 15 milhões de reais/ano.

Propriedades do chocolate

O chocolate é produzido a partir das sementes de cacau. Em processo industrial, são misturadas ao leite e ao açúcar, aquecidas e moldadas, chegando ao mercado em formatos variados.

Independente da cor, o chocolate é rico em vitaminas e antioxidantes e seu consumo moderado tem uma série de benefícios:

● Proporciona uma grande sensação de bem-estar;
● Melhora o fluxo arterial;
● Possui alto poder hidratante;
● Contribui para a saúde cerebral
● Reduz o estresse e alivia dores

Raio-x do consumo de chocolate no Brasil

O que é o chocolate amargo: descubra todos os detalhes

Cerca de 88% dos brasileiros compram chocolates para consumo próprio e as datas de maior compra são a Páscoa, Natal e Dia dos Namorados e São Paulo é o estado de maior importância para este mercado no Brasil.

As embalagens e o tipo de chocolate representam a maior preocupação da população brasileira na hora de presentear, sendo representada por 57% da população e em segundo e terceiro lugar a marca e o preço, respectivamente.

Supermercados e hipermercados permanecem sendo os de maior acesso aos brasileiros.

O papel da embalagem – display para chocolate

A embalagem cumpre alguns papéis importantes na cadeia produtiva e de consumo do chocolate, são eles:

1 – Proteger um produto perecível
2 – Facilitar o transporte
3 – Apresentar dados legais como validade e informações nutricionais
4 – Destacar-se no ponto de venda
5 – Trazer lembrança de marca

Uma das opções mais comuns encontradas no varejo são os displays para chocolate, caixas feitas de papel cartão em diferentes formatos, tamanhos e acabamentos.

Por permitirem o uso de repartições e serem bem resistentes, a disposição dos chocolates fica mais atrativa dentro da caixa de papel, além de ser uma opção sustentável, uma tendência de mercado.

Embalando negócios

Este ano , a ABICAB estima que os fabricantes de chocolate trarão ao mercado cerca de 95 lançamentos entre ovos de
Páscoa, bombons, caixas sortidas, barras e demais chocolates presenteáveis.

A Emibra atende grandes players do mercado alimentício e entende o impacto de uma boa parceria na hora de produzir as embalagens desse saboroso alimento.

Veja algumas dicas que podem ajudar na escolha do seu parceiro gráfico:

1 – Avalie seu portfólio e qualidade de impressão
2 – Estude possibilidades de acabamento disponíveis
3 – Procure por suporte técnico diferenciado
4 – Pesquise o nível de satisfação de outros clientes
5 – Saiba mais sobre tecnologia utilizada

Emibra produz display para chocolate com paixão e eficiência

Através de soluções on demand, a Emibra produz quase 1 bilhão de embalagens por ano. As embalagens estruturadas em papel cartão acondicionam e agregam valor ao produto final, fazendo da Emibra a parceira ideal das grandes marcas.

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