Novas soluções em embalagens para a indústria 4.0

Novas soluções em embalagens para a indústria 4.0

Inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Seja bem-vindo à indústria 4.0!

Em resumo, a indústria 4.0 é a realidade na qual a tecnologia industrial está cada vez mais eficiente, mais inteligente, mais rápida e mais precisa. Essa revolução, como é popularmente conhecida, vem transformando os parques fabris,
e até originando novos modelos de negócio com maior produtividade, redução de custos, maior controle sobre o processo produtivo e customização da produção.

Como está a indústria 4.0 no Brasil?

O setor ainda engatinha quando comparado a países desenvolvidos, as empresas nacionais estão no início de sua jornada rumo à transformação digital.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil possui aproximadamente 700 mil indústrias. No entanto, apenas 1,6% desse total já aderiu à Indústria 4.0.

Um estudo realizado recentemente pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revelou também que apenas 5% das empresas brasileiras se consideram “muito preparadas” para lidar com os desafios da Indústria 4.0 no Brasil.

Há pelo menos cinco desafios a serem superados pela indústria nacional:

1 – Segurança
2 – Falta de habilidade
3 – Tecnologias legadas
4 – Inteligência Artificial (IA)
5 – Conectividade.

Apesar disso, o Brasil tem potencial para ser bem-sucedido na implementação da Indústria 4.0. Clique aqui e veja o porquê.

O consumidor 4.0

A era da transformação digital trouxe mudanças muito profundas na sociedade atual e, naturalmente, impactou o consumo.

O consumidor 4.0 deseja:

→ Eficiência
→ Serviços personalizados
→ Qualidade
→ Sentir-se especial
→ Ter serviços que se adequem às suas necessidades.

Tecnologia x embalagem x futuro

Assim como acontece na indústria global, a tecnologia também é uma tendência para o mundo das embalagens.

Segundo a Mintel, embalagens que resolvam as necessidades de seus consumidores são a grande tendência do futuro e as marcas com tecnologia para criar esse tipo de embalagem serão destaque.

Aqui, a palavra-chave é “entender as necessidades e surpreender”.

O crescimento da demanda do varejo online, as marcas encontram na embalagem um espaço para surpreender, ou melhor, utilizar seu “fator uau!”.

Além de aprimorar a experiência do consumidor ao desembalar um produto, importa o seu design e como ele tem relação com a sustentabilidade.

E na sua empresa, como estão as iniciativas relacionadas à inovação das embalagens de seus produtos?

Clique aqui e conheça as soluções on demand da Emibra.

Para a Emibra, cada cliente, um projeto, cada projeto, uma necessidade.

Fale com um de nossos consultores. 

Embalagens, novos materiais e novas tecnologias

Embalagens, novos materiais e novas tecnologias

Proteger, transportar e comunicar são funções básicas das embalagens de produtos e a combinação estratégica desse trio pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso de vendas de determinada marca ou produto.

Hoje em dia, existe uma gama vasta de formatos e materiais sendo utilizados por pequenas, médias e grandes marcas no desenvolvimento de suas embalagens, mas ainda há muito para se explorar.

Tecnologia e design acompanham as maiores inovações do segmento de embalagens, trazendo soluções diversas desde a composição de novos materiais, mais ecológicos, mais duráveis, até a criação de formatos multifuncionais, para ocupar menos espaço, ser reutilizado com outro propósito, dentre outros.

Confira alguns exemplos de novos materiais e novas tecnologias:

1 – Startup brasileira cria tecnologia de “cheiro digital”

Com o objetivo de contribuir com esse crescimento e de colher os seus frutos, a startup brasileira de scent tech Noar – uma spin-off da Ananse – lança no mercado o “cheiro digital”, uma inovação tecnológica que permite experimentar fragrâncias e aromas de uma forma única, intuitiva e sustentável. Essa nova tecnologia de delivery de fragrâncias faz com que consumidores possam apreciar os perfumes a partir de aparelhos como celulares e tablets, eliminando a necessidade de testadores e outras formas de amostragem no ponto de venda. Trata-se de uma alternativa que possibilita a quem compra, através da venda direta ou e-commerce, conhecer e
escolher os seus produtos.

2 – Etiqueta de RFID substitui data de validade impressa em embalagens

A tecnologia permite que os consumidores saibam qual a validade dos alimentos na embalagem, mesmo antes de comprá-lo, e foi desenvolvida para substituir os códigos de “data de validade” impressos nas embalagens, que atualmente
contribuem para uma enorme quantidade de alimentos desperdiçados a cada ano, pois utilizam como base cálculos conservadores.

3 – Eletrônicos impressos em papel prontos para o mercado

Marina de Medeiros e colegas da Universidade Purdue, nos EUA, desenvolveram um método de impressão que permite transformar papel comum em teclados e interfaces simples para controlar aparelhos, como um tocador de música.

Clique aqui para ler mais sobre os impressos em papel prontos para o mercado.

Você sabia que a Emibra possui um departamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação?

Esse setor é responsável por criar possibilidades de aproveitamento, inovação, economia, design e funcionalidades nas embalagens dos clientes, aumentando a parceria com cada um para alcançar novos patamares.

– Análise de Custo x Benefício de Matéria Prima
– Análise de Produtividade x Performance
– Dimensionamento de Matéria Prima
– Integração com Inovação

A Emibra se orgulha em estar altamente capacitada e atuante no mercado de embalagens em papel-cartão desde o meio da década de 70, sempre atendendo pedidos que vão de embalagens simples até inovações – afinal, estamos aqui para
surpreender com qualidade e customização.

Clique aqui para falar com um de nossos consultores.

A era das lives e podcasts

A era das lives e podcasts

Com mais de 230 milhões de smartphones em uso, segundo a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, o Brasil é um dos países que mais consome conteúdo digital no mundo.

Dentro desse universo, lives e podcasts são as grandes estrelas, ganhando cada vez mais espectadores e batendo recordes de reprodução.

A pandemia, dentre outros fatores, impulsionou a procura por conteúdo e as marcas não perderam tempo, incluíram estratégias voltadas para streamings de áudio e vídeo e tem colhido bons resultados.

O que são lives e podcasts?

As lives são transmissões ao vivo online disponibilizadas em plataformas de streaming gratuitas ou pagas como youtube, instagram, dentre outros. Já os podcasts são programas de áudio também produzidos para plataformas digitais como Deezer e Spotify.

A maior vantagem desses formatos é que ambos podem ser reproduzidos em diversos dispositivos, como celulares, tablets e notebooks a qualquer horário. O espectador está no controle do que consome e quando gosta do conteúdo torna-se fã do indivíduo ou da marca por trás dele.

Em maio de 2019, um estudo do Ibope apontou que dos 120 milhões de internautas brasileiros, 50 milhões, o equivalente a 40%, já escutaram um programa de áudio nas plataformas online.

Por que as lives e podcasts se popularizaram?

Alguns fatores contribuíram para a popularização do streams como o desenvolvimento das próprias plataformas agregadoras deste tipo de conteúdo, assim como o próprio conteúdo, que além de entretenimento tornou-se especializado. Hoje é possível
encontrar todo tipo de tema com o mais variado nível de profundidade nesses canais. A monetização dos espaços também é um fator importante e é claro a tecnologia ser/estar mais acessível.

Você já conhece as iniciativas digitais da Emibra?

Em 2020, a Emibra deu um grande salto de inovação com diversas iniciativas internas e externas relacionadas à tecnologia, como a implantação de programas operacionais, desenvolvimento de software próprio de pedidos, lançamento de aplicativo com realidade aumentada, dentre outros.

Leia mais em https://www.emibra.com.br/news/as-realizacoes-inovadoras-da-emibra-em-2020/

Também produziu uma série de lives com profissionais da casa e especialistas convidados com diversos temas:

  • Governança corporativa
  • Preferência do consumidor por embalagem de papel cartão e papelão
  • Inteligência emocional
  • Objetivos de desenvolvimento sustentável
  • Criatividade
  • Excelência organizacional
  • Orçamento doméstico em tempo de crise

Todos esses conteúdos foram disponibilizados no Instagram da Emibra com o intuito de levar temas pertinentes para parceiros, clientes, colaboradores e é claro o público em geral.

Para assistir essas lives e ver mais conteúdos, siga e Emibra no Instagram.

Uma grande novidade para 2021 é o Emibracast, mais uma plataforma para você ficar por dentro do universo das embalagens e mais próximo da Emibra.

Acompanhe mais esse projeto, agora no Spotify, esperamos você por lá com muito conteúdo.

O que esperar de 2021?

O que esperar de 2021?

Em um cenário cheio de incertezas para os negócios, 2021 ganha status de ano de “ponte” e apresenta algumas tendências de mercado interessantes.

Vacinação à vista, fim do isolamento social e retomada da economia fazem parte de um panorama otimista e muito esperado por todos em 2021, mas que deverá ocorrer somente em meados de 2022.

Ou seja, os reflexos da pandemia ainda estarão presentes por um bom tempo.

Empresas que desejam sobreviver a este período de crise, precisam entender como isso poderá influenciar o comportamento de consumo e consequentemente a cadeia produtiva.

Reestruturar, organizar, inovar e diferenciar fazem parte de um processo de transformação recorrente na maioria das empresas brasileiras há um bom tempo, mas agora, dentro na nova economia, são definitivamente necessários.

Estar atento às tendências é um ponto importante dentro deste processo e pode ser a diferença entre o sucesso e a falha
das tomadas de decisão.

Confira algumas tendências de mercado deste ano:

1 – CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO ONLINE

Pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen mostrou que as vendas no comércio eletrônico devem crescer 26% e alcançar R$110 bilhões no ano de 2021 e que 95% das pessoas pretendem continuar fazendo compras online em 2021.

2 – SERVIÇOS DE ASSINATURA

Já consolidado em países como Estados Unidos, os serviços por assinatura cresceram bastante aqui no Brasil em 2020 e devem continuar crescendo em 2021.

Na pandemia, por exemplo, surgiram mais de 800 novos sites de assinaturas, entre eles podemos destacar, caixas personalizadas com produtos exclusivos como cosméticos, sex shop, livros, bebidas finas, cervejas, produtos artesanais e produtos geek. Cupons de desconto ou benefícios em vários segmentos. Plano mensal de infoprodutos para terem acesso a conteúdos exclusivos em formato de e-books, livros, revistas e conteúdos online fechados.

3 – EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

O crescimento online também eleva o nível de concorrência no meio digital. Por isso, as marcas precisam identificar formas de encantar e fidelizar seus clientes.

Neste contexto, a customização de experiências, o valor agregado a produtos e serviços, comodidade do início ao fim da compra, uma boa infraestrutura virtual (sites e apps) e realidade aumentada serão fundamentais.

4 – MARKETING INTERATIVO

Sites, apps e redes sociais com elementos interativos enriquecem a navegação de seus potenciais consumidores e geram engajamento, tornando marcas conhecidas e aumentando as vendas. Avaliações, questionários, jogos, enquetes, vídeos
interativos, pesquisas e concursos são algumas apostas de pequenas e grandes marcas.

O que achou dessas tendências? Já está por dentro de alguma delas? Caso não, vale a pena pesquisar um pouco mais sobre e enxergar como o seu negócio/empresa pode crescer se beneficiando de uma ou todas elas.

A Emibra fornece muito mais do que embalagens, oferece soluções personalizadas para atender às necessidades de seus clientes e parceiros dos mais diversos segmentos e tem como um de seus principais valores a evolução tecnológica, solidez financeira e valorização das pessoas.

Entre em contato com um consultor de vendas da Emibra, uma empresa focada em embalar negócios !

Isto é Emibra – Edição 92

Isto é Emibra – Edição 92

Comecinho de mês e nós já temos uma novidade! O lançamento da edição no92 da “Isto é Emibra” Com conteúdos inéditos sobre esses últimos meses da companhia, a revista é um espaço para trocas e compartilhamento de ideias e experiências. Não deixe de conferir este material que produzimos com muito carinho para vocês.

Clique na imagem para visualizar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.