Novas soluções em embalagens para a indústria 4.0

Novas soluções em embalagens para a indústria 4.0

Inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Seja bem-vindo à indústria 4.0!

Em resumo, a indústria 4.0 é a realidade na qual a tecnologia industrial está cada vez mais eficiente, mais inteligente, mais rápida e mais precisa. Essa revolução, como é popularmente conhecida, vem transformando os parques fabris,
e até originando novos modelos de negócio com maior produtividade, redução de custos, maior controle sobre o processo produtivo e customização da produção.

Como está a indústria 4.0 no Brasil?

O setor ainda engatinha quando comparado a países desenvolvidos, as empresas nacionais estão no início de sua jornada rumo à transformação digital.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil possui aproximadamente 700 mil indústrias. No entanto, apenas 1,6% desse total já aderiu à Indústria 4.0.

Um estudo realizado recentemente pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revelou também que apenas 5% das empresas brasileiras se consideram “muito preparadas” para lidar com os desafios da Indústria 4.0 no Brasil.

Há pelo menos cinco desafios a serem superados pela indústria nacional:

1 – Segurança
2 – Falta de habilidade
3 – Tecnologias legadas
4 – Inteligência Artificial (IA)
5 – Conectividade.

Apesar disso, o Brasil tem potencial para ser bem-sucedido na implementação da Indústria 4.0. Clique aqui e veja o porquê.

O consumidor 4.0

A era da transformação digital trouxe mudanças muito profundas na sociedade atual e, naturalmente, impactou o consumo.

O consumidor 4.0 deseja:

→ Eficiência
→ Serviços personalizados
→ Qualidade
→ Sentir-se especial
→ Ter serviços que se adequem às suas necessidades.

Tecnologia x embalagem x futuro

Assim como acontece na indústria global, a tecnologia também é uma tendência para o mundo das embalagens.

Segundo a Mintel, embalagens que resolvam as necessidades de seus consumidores são a grande tendência do futuro e as marcas com tecnologia para criar esse tipo de embalagem serão destaque.

Aqui, a palavra-chave é “entender as necessidades e surpreender”.

O crescimento da demanda do varejo online, as marcas encontram na embalagem um espaço para surpreender, ou melhor, utilizar seu “fator uau!”.

Além de aprimorar a experiência do consumidor ao desembalar um produto, importa o seu design e como ele tem relação com a sustentabilidade.

E na sua empresa, como estão as iniciativas relacionadas à inovação das embalagens de seus produtos?

Clique aqui e conheça as soluções on demand da Emibra.

Para a Emibra, cada cliente, um projeto, cada projeto, uma necessidade.

Fale com um de nossos consultores. 

Papel cartão, a embalagem do futuro.

Papel cartão, a embalagem do futuro.

Segundo a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), as embalagens de papel correspondem a 30% da produção total de embalagens no Brasil, podendo chegar a mais de 24 bilhões de reais.

A indústria brasileira de embalagens reúne empresas nacionais e multinacionais com operações globais capazes de atender setores, como:

● alimentício
● bebidas
● vestuário e acessórios
● couro e calçados
● farmacêutica
● eletrodomésticos
● perfumaria.

Todas essas indústrias têm um grande fator em comum, a preocupação com o meio ambiente.

Nos últimos anos, a comunidade empresarial desenvolveu maior conscientização da sua responsabilidade pela manutenção de padrões de desempenho ético, social e ambiental, o mundo está avançando em direção a uma economia circular e regenerativa.

Qual a importância do papel nesta nova economia?

A embalagem de papel cartão é durável, atraente, renovável e reciclável.

A TWO SIDES, um dos parceiros da Emibra, listou 7 motivos para escolher a embalagem de papel, confira!

1 – A embalagem de papel é a preferida pelos consumidores

Com base em uma pesquisa com consumidores do Brasil, 52% apreciou a natureza leve das embalagens de papel (mais do que do plástico, com 21%). Já 28% acham que as embalagens de papel são mais seguras e 35% acham que são mais fáceis
de abrir e fechar. Quase metade (48%) prefere a textura do papel e do papel-cartão em vez de outros materiais de embalagem e cerca de um terço dos consumidores (30%) prefere embalagens de papel porque são mais práticas.

2 – A embalagem de papel é atrativa e impactante.

Além de ser segura e higiênica, a embalagem de papel oferece inúmeras opções de design. Ela pode ser projetada em praticamente qualquer formato e impressa diretamente com informações essenciais e imagens de alta qualidade. Ela pode
receber uma gama de acabamentos especiais, seja para dar um toque de luxo ou uma função tátil (por exemplo, com gravação em braile).

3 – A embalagem de papel ajuda a combater as alterações climáticas.

A escolha de embalagens de papel é uma maneira de combater as mudanças climáticas. Como fornecedoras de um recurso renovável e reciclável, as florestas de todos os tipos representam um agente essencial no ciclo global de carbono.

4 – A embalagem de papel contribui para manter as florestas saudáveis.

As indústrias brasileiras de papel e celulose estão comprometidas em usar madeira que foi legalmente colhida e, preferencialmente, vem de florestas manejadas com responsabilidade (como aquelas certificadas pelas normas FSC ou PEFC). Isso se reflete na realidade: 100% da madeira utilizada pela indústria brasileira vem de árvores plantadas para esse fim; e dos 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas, 5,4 milhões de hectares são certificados na modalidade manejo florestal por organizações independentes. As indústrias brasileiras de papel e celulose estão entre as mais sustentáveis do mundo: para cada hectare plantado com árvores para fins industriais, outro 0,7 hectare é preservado.

5 – A embalagem de papel protege mais recursos do que usa.

A embalagem de papel é fundamental para a economia circular e tem o benefício de ser feita a partir de fibras de celulose, que são renováveis, recicláveis e sustentáveis. Oitenta por cento da energia consumida pelas fábricas brasileiras de
papel e celulose é gerada por fontes renováveis.

6 – As embalagens de papel estão entre as mais recicladas em comparação com embalagens de outros materiais.

No Brasil, é reciclado cerca de 67% do papel consumido. Esse volume expressivo de recuperação de papéis é convertido em novos produtos que retornam para a cadeia de consumo.

7 – A embalagem de papel é essencial para minimizar os impactos ambientais.

A alta capacidade de reciclagem do papel e do papel cartão também pode ajudar os consumidores a “fazerem a sua parte”, ao realizarem o descarte responsável visando ao máximo a reciclagem.

Para saber mais, CLIQUE AQUI.

A Emibra produz quase 1 bilhão de embalagens por ano e atende os maiores players do mercado e seu propósito vai além de fornecer apenas embalagens em papel cartão, mas soluções que entendam e atendam as necessidades dos clientes
que considerem o valor percebido do fornecimento, através de um atendimento diferenciado, com gestão e de ótimo relacionamento, para gerar novos negócios com preços competitivos e sustentáveis.

Para falar com um consultor especializado em embalagens de papel cartão, CLIQUE AQUI.

AS REALIZAÇÕES INOVADORAS DA EMIBRA EM 2020

AS REALIZAÇÕES INOVADORAS DA EMIBRA EM 2020

O ano de 2020 foi desafiador para muitas empresas e aqui na Emibra nós enxergarmos toda situação como um grande aprendizado.

Focamos em melhorias internas e em reflexões sobre o novo cenário mundial. Promovemos o avanço do programa “Excelência Operacional LeanForce”, a criação da plataforma Web to Print e tivemos um excelente desempenho em vendas, principalmente com a conquista de novos clientes.

Buscamos maior agilidade em nosso fluxo de trabalho com a aquisição de um software e proporcionamos maior flexibilidade para os nossos clientes.

Entre as novidades de 2020 destacamos a ampliação do nosso armazém, a evolução do programa KAMBAN e a realização do inventário GHG, identificando nossa atual emissão de CO2 e consequentemente promovendo ações de mitigação. Não
podemos deixar de citar que atingimos 100% de atendimento às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), mantendo nosso propósito com a sustentabilidade do planeta.

Outro fator relevante foi o nosso avanço em dois importantes projetos sociais: o “Recicla Emibra”, projeto de mentorias para a cooperativa de catadores no município de Suzano e o “Projeto Jovens Esportistas” que tem como objetivo promover a
inclusão social e apresentar novas perspectivas de vida através do esporte.

Pensando no bem estar dos colaboradores e em disseminar nossos valores, realizamos o “mês da inovação”, onde proporcionamos diversas experiências dentro da empresa e em troca recebemos mais de 300 sugestões em nosso programa
“Embalando Ideias”.

Foi um ano de muito trabalho, amadurecimento e realizações. Nós agradecemos a todos pelo alto nível de flexibilidade e pelo fortalecimento das nossas relações.

Com profissionais dedicados e dispostos a fazer a diferença, nós finalizamos 2020 com muito ORGULHO de tudo que conquistamos!

Danilo Braghiroli

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.